terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cruzeiro no Alasca (7 noites)

Como se chega ao Alasca?

Ao contrário do filme Into The Wild a minha aventura pelo Alasca teve um final feliz!
O Rhapsody of the Seas parte de Seattle. A melhor maneira, e mais económica, para chegar a Seattle é fazer o vôo Lisboa - Philadelphia - Philadelphia - Seattle.

Seatlle
Só estive um dia e meio em Seattle - soube a pouco!

Pike Place Market - para mim (e para muitos) é um dos pontos de maior interesse em Seattle. É mundialmente famoso e um dos maiores mercados dos EUA. O mercado é incrivelmente arrumado, as bancadas do peixe parecem pintadas a óleo – cores alegres, frescas e apetecíveis - arrumam o arco íris a um canto!
O peixe é o que mais impressiona, mas o Pike Place Market tem de tudo - tudo organizado, colorido, com óptimo aspecto. Os empregados são terrivelmente bem dispostos - cantam, dançam e distribuem grandes e verdadeiros sorrisos aos turistas!
Há uma coisa que lamento - com tanta variedade de peixe fico triste que os Americanos não o saibam cozinhar!
Não aconselho os restaurantes que circundam o mercado, o peixe é frito, o que não é frito tem imensos molhos – enfim não sabe a peixe.

Experience Music Project
É um museu interactivo dedicado ao rock, construído em forma e cores de uma guitarra eléctrica de Jimi Hendrix.
Recomendo a quem gosta de música e também a quem não gosta!
Dá para perder umas boas horas neste museu. Uma escultura feita com guitarras de músicos famosos, vários instrumentos para tocar e até uma sala que permite simular um concerto ao vivo - são algumas das atracções principais do Experience Music Project.

Ride The Ducks of Seattle
Foi o tour mais estúpido/divertido que já fiz. Este tour por Seattle é feito num veículo anfíbio. O condutor é completamente louco - canta, dança, conta anedotas… deixo-vos um link para assistirem ao video.
The Museum of Flight
Museu onde se pode ver desde o primeiro planador aos mais modernos aviões. O museu tem vários simuladores e como está situado junto à fábrica da Boeing é possivel ver os aviões que estão a ser contruídos ou em reparação.

Alasca

1º Dia - Navegação
O primeiro dia serve para explorar o barco, que é um autêntico Hotel flutuante – tem discoteca, sala de jogos, vários restaurantes, sala de espectáculos, casino, ginásio, piscina interior e exterior etc.



2º Dia – JUNEAU  
Dia livre para conhecermos a capital do Alasca – Juneau.
Juneau é uma cidade pequena, com pouco mais de 30.000 habitantes, só tem acesso por mar ou ar!
Das várias excursões que havia para fazer em Jeauneu escolhi a observação de baleias e uma caminhada até ao Glaciar Mendenhall.

Observação de Baleias
Partindo de Auke Bay, podemos observar baleias jubarte, leões marinhos, focas, ente outros.

Glaciar Mendenhall
O glaciar Mendenhall tem aproximadamente 19 km de comprimento, está situado no vale de Mendenhall.
O caminho até ao Glaciar é verde e selvagem – é normal encontrar um urso pelo caminho. Quando avistamos o Mendenhall o primeiro pensamento que ocorre é que estamos perante um cenário digno de um postal.

3º Dia – SKAGWAY
Cidade pitoresca, faz-nos sentir num filme Americano daqueles bem antigos. Com passado ligado à exploração do ouro é normal encontrar os famosos “Saloons” Americanos.

White Pass Railroad
De todas as excursões que há para fazer em Skagway esta é seguramente a melhor de todas.
A White Pass Railroad foi construída durante o Klondike Gold Rush em 1898, actualmente é conhecida por ter uma das vistas mais lindas do mundo.
A locomotiva a vapor sobe cerca de 3000 metros, pelo caminho podemos ver gigantescas montanhas cobertas de branco, florestas muitos verdes, penhascos ingremes, cascatas e velhas pontes de madeira.

4º DIA TRACY ARM FJORD
Acordar com vista para um glaciar é daquelas coisas que pode acontecer apenas 1 vez na vida.
O Tracy Arm Fjord está rodeado por paredes de granito enormes. O branco e diferentes tons de azul contrastam com o muito verde da água. O momento alto dá-se quando um pedaço do glaciar derrete e cai – fazendo um efeito que parece fumo.


Nos pequenos pedaços de gelo que ficam a flutuar podemos observar focas - que confortavelmente apanham sol – cada um no seu pedaço de gelo!

5º Dia – PRINCE RUPERT (British Columbia)
A paragem em Prince Rupert é curta. Dá para dar uma volta pela cidade, pela marina e visitar algumas lojas e cafés.

6º Dia – The Inside Passage
Passagem interna que se estende ao longo da costa do Canadá e do Alasca.
Enquanto o barco navega perto da costa podemos ver bem de perto glaciares, florestas, fiordes de agudas escarpas, montanhas cobertas de neve e baleias que se exibem perante quem as observa.



8º Dia – Regresso a Seattle

Por Liliana Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário