sábado, 23 de abril de 2011

A nossa pequena Escócia!

Tal como prometido aqui vai a primeira colaboração do nosso novo "viajante", Nuno Carrasco:

A há já muito planeada viagem a Edinburgh continua adiada. As razões têm sido as mais variadas, no entanto a vontade subsiste... Castelos cinematográficos, verde a perder de vista, comfort food (como por lá se chama), riachos e quedas de água, fazem parte de um cenário encantado que tem vindo a ser descrito por amigos, filmes e revistas.

Não podendo concretizar este sonho... Que tal ir para a Lousã? Traçado o próximo destino laboral, lá fomos. E para surpresa encontrámos, a menos de meia hora de Coimbra, bem no centro de Portugal, “a nossa pequena Escócia”.

Rodeada de uma serra encantada, com vários pormenores arquitectónicos espalhados por alguns solares históricos (na sua maioria bem conservados), esta foi uma grande surpresa! Surpresa, para nós Portugueses e também para alguns Britânicos, que por lá já formam uma simpática comunidade.

Descoberta Nº 1 – Alojamento (Hotel Meliá Palácio da Lousã)

Palácio do Século XVIII, muito bem restaurado, ao qual foi agregada uma nova ala. Serviço competente e o pequeno-almoço supera muitos hotéis de cinco estrelas.



Sugestão: Parar o carro na porta principal, descarregar a bagagem e depois sim dirijam-se para o parque de estacionamento, porque o caminho do mesmo até á recepção é longo e acidentado.


Descoberta Nº 2 – Natureza e Monumentos

Terminado o dia de trabalho e vestido o equipamento, dirigimo-nos à recepção do hotel, onde nos foi traçado o percurso desportivo/cultural. Os 5 minutos de carro representavam agora uma hora de duro jogging de montanha (se é que isso existe). O cansaço foi rapidamente esquecido ao chegar ao destino, ao ver um pequeno castelo medieval (Séc. XI), escondido no meio da serra, no meio de um intenso verde. Baptizámo-lo como o “T0 dos castelos”. Ouvia-se o som dos riachos por entre o denso arvoredo e a poucos metros estavam uma série de ermidas, prontas para receber as romarias que ali acontecem.



Sugestão: Não esquecer a máquina fotográfica! Vão precisar dela para captar esta bela paisagem.


Descoberta Nº 3 – Gastronomia

Uns metros abaixo do castelo, quase como que a prestar homenagem à sua imponente simplicidade, está o restaurante “O Burgo”. Uma surpreendente quantidade de prémios, homenagens, agradecimentos etc… forra as paredes deste “templo” de uma muito bem preservada cozinha regional.



Para 2 pessoas pedimos: Javali com castanhas, sarriscos da matança, água, vinho, sobremesas.

Preço total: 16€ por pessoa.

Os parabéns vão inteiramente para a cozinha, não podemos dizer o mesmo do atendimento (na pessoa do proprietário). Um pormenor de menor importância para um jantar de verdadeiro regresso ao passado, regresso a sabores que as cidades nos desabituaram …

Sugestão: Marcação o mais antecipada possível.


Comentário Final: Em breve voltarei à Lousã! Escócia? Quem sabe um dia!

Ass. Nuno Carrasco

Sem comentários:

Enviar um comentário