quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Hotel "Miragem Cascais" - Restaurante Gourmet

Tive o privilegio de assistir e participar num serviço do restaurante Gourmet do hotel Cascais Miragem, a cargo do sous-chef Vitor Veloso.

O hotel "Miragem Cascais" é um hotel de 5 estrelas situado na marginal junto à marina de Cascais, com uma vista fantástica.


Este hotel está equipado com dois restaurantes:
- "Oasis":
"Uma combinação de frescos ingredientes, criam um delicioso buffet com diversas sugestões. As mesas estão dispostas no interior com ar condicionado ou no exterior, no terraço da piscina. Aberto para pequeno-almoço e almoço." (fonte: http://www.cascaismirage.com)
- "Gourmet":
"O galardoado restaurante Gourmet é um dos mais elegantes espaços do Hotel, gozando de uma vista única, para a marina de Cascais, acompanhado de um cuidado serviço e requintada carta, proporcionando experiências inesquecíveis. Os melhores ingredientes, combinam a cozinha tradicional portuguesa, com influências internacionais, numa escolha cuidada de opções preparadas pelo nosso Chef. Aberto todos os dias ao jantar." (fonte: http://www.cascaismirage.com)

Durante o periodo do Verão, ambos restaurantes estão abertos para jantar, ficando o "Oásis" a funcionar com buffet de frios e quentes e as "meias pensões". Desta forma, o que nos esperava era um serviço de uma cozinha para dois restaurantes. Prometia sem dúvida !!

"Entrei ao serviço" às 16h e após fardamento completo, eis a cozinha:

Secção dos Quentes

A visita guiada por todas as secções a cargo do sous-chef Veloso e estava na hora de verificar se o "mise en place" de cada secção estava em ordem para o arranque do serviço e terminar o buffet (sushi, shots frios, saladas, comidas quentes)

Múltiplos shots frios e mini-saladas Caesars


A hora de jantar para os cozinheiros e chefes de sala foi as 18h, horário em que habitualmente as pessoas "comuns" tomam um lanche, mas para que apartir das 20h essas mesmas pessoas "comuns" se tornem em comensais com toda a atenção e carinho, os profissionais têm de ter horários díspares da restante sociedade.
Alguns pratos que sairam nessa noite contou com o "Amouse Bouche" do dia (todos os dias há uma surpresa diferente para os comensais)


Uma carne de porco confeccionada com as modernas técnicas de "slow cooking", com flores comestíveis e um delicioso puré de maçã. A expressão "Amouse Bouche" quer dizer "Alegrar a Boca" e foi mesmo o que este prato fez, uma verdadeira delícia.

Uma entrada de filetes de sardinha marinada em limão e outros "segredos", apresentada com uma simpática e estaladiça bolacha e um pequeno "concassé" de tomate (já foi reproduzida em casa e confirmou-se a verdadeira delícia pelas restantes visitas).


Sardinha Marinada com concassé de tomate
e bolacha crocante


Continuamos pelos produtos do mar com um bonito caril verde de tamboril. A palavra caril não deriva da planta caril como geralmente se pensa, mas sim de uma mistura de especiarias que varia consoante a região do Globo, e neste caso o "verde" é tailandês.
Ver a confecção do próprio molho e efectuar várias provas ao longo do processo de forma a apreender todas as alterações do aroma e paladar do mesmo, foi sem dúvida um ponto interessante da experiência. Todo o "gastrónomo" ou bom apreciador de comida deveria de saber que os molhos são a base de todas as cozinhas.

Caril verde de Tamboril

"Ragoût", termo francês derivado da palavra "ragoûter" ou "reavivar o sabor". Este termo é muito conhecido no mundo gastronómico e em termos técnicos estamos perante um estufado, técnica de cozedura lenta sobre lume baixo. Este termo tem uma declinação em italiano - "Ragù", sendo talvez mais conhecida devido ao tradicional "molho à bolonhesa" (ragù bolognese). O prato que se segue é um agradável estufado de legumes com feijão branco a acompanhar coelho.

Ragoût de Feijão Branco com Coelho

Um dos pratos que maior fascínio me suscitou foi o lombinho de porco preto cozido lentamente com manteiga e erva doce, acompanhado de um creme de espargos, maçã, lentilhas e chalota salteada.


Lombo de Porco Preto com Creme de Espargos e Maçã, Lentilhas e Chalota salteada.


Houve muitos mais pratos a sair nessa noite, bem como múltiplas repetições dos pratos mencionados acima. Infelizmente não foi possível estar constantemente a tirar fotografias pois ou tirava fotos ou participava na prova e confecção do prato.

A qualidade dos produtos é exímia bem como a técnica dos cozinheiros da grande brigada do "Hotel Miragem Cascais". O "Blog dos Viajantes" aconselha uma visita a este restaurante para uma degustação, não só destes pratos apresentados mas também de outros existentes na carta.

Para terminar quero deixar o meu agradecimento ao sous-chef Vitor Veloso e ao director do departamento Food&Beverage pela disponibilidade e pela oportunidade.

1 comentário:

  1. Encontram mais informações sobre o Hotel Miragem Cascais no site Trivago. Aí é possível descobrir fotografias e opiniões de quem já ficou hospedado nessa unidade hoteleira. Além disso, o Trivago permite comparar preços de mais de 550.00 hotéis em todo o mundo, além de dar a conhecer inúmeras atrações turísticas.

    ResponderEliminar